Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Sustentabilidade Humana
por Marco Aurélio Barbosa D'Oliveira

Data: 21-03-2012

 

 

O termo sustentabilidade vem sendo empregado com muita frequência atualmente, pois encerra em si o propósito da vida saudável e em harmonia com o ambiente e a sociedade.
 
Países, organizações governamentais, instituições de classe, empresas privadas, dentre outros segmentos, agregam ao seu discurso e sua prática de ação, a questão da sustentabilidade.
 
Mas de nada adianta todo o contexto se o principal nesse processo, o ser humano, não estiver inserido e merecer a devida atenção.
 
A sustentabilidade humana tem como premissa básica, a busca da felicidade e do equilíbrio entre as ações humanas e o meio ambiente, de modo que essas sejam sempre pautadas pelos princípios da ética, da solidariedade, do respeito e da utilização racional e otimizada dos recursos naturais, sob a égide da valoração da perpetuidade.
 
Inclui-se neste mister, como valor imprescindível, a responsabilidade social, uma vez que a vida em sociedade pressupõe o exercício da cidadania de maneira a que as ações desenvolvidas tenham como prioridade o bem estar coletivo com justiça social.
 
Assim, deve predominar a consciência de que o ser humano não deve portar-se enquanto uma ilha isolada, mas sim, enquanto continente, pois a cada dia que passa as relações sociais se tornam mais importantes na construção de um mundo melhor, onde as riquezas precisam ser melhor compartilhadas.
 
A educação, a mídia, as instituições públicas e privadas, a sociedade civil organizada devem ter como foco o desenvolvimento humano integrado e sustentável, com a perspectiva do empoderamento e a possibilidade de todos poderem, democraticamente, se apropriarem dos conhecimentos, das tecnologias e das conquistas.
 
Sustentabilidade humana, em última análise, se traduz na efetividade do desenvolvimento em toda a sua essência.
 


Calendário

«Abril - 2024 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.