Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


A Sociologia das Organizações
por Marco Aurélio Barbosa D'Oliveira

Data: 06-02-2012

 


Do ponto de vista da Sociologia das Organizações, uma empresa ou uma instituição,  nada mais é do que um conjunto de pessoas trabalhando e se relacionando organizadamente na busca de um objetivo comum, formando uma unidade social, considerando quatro estágios no seu processo evolutivo: poder, papel, tarefa e pessoa.
 
Uma empresa ou uma instituição, via de regra, nasce centrada no poder, isto é, cria uma unidade centralizadora que determina e decide tudo, procurando controlar  todas as variáveis externas e internas, administrando diretamente seus impactos sobre a organização. Muitas empresas, entretanto, permanecem nesta fase durante muito tempo, gerando uma profunda dependência nas pessoas em termos de  decisões e prejudicando o desenvolvimento da organização. É comum, em empresas ou outras organizações, onde este estágio se apresenta com forte predominância, ouvirmos frases do seguinte tipo: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
 
Passa a seguir à fase do papel. Com o crescimento da empresa ou da instituição, o poder começa a “delegar”. Esta delegação ocorre de forma bastante controlada e se apóia em normas, regulamentos, circulares, etc. Na realidade pouco ou quase nada existe de delegação, pois a liberdade de atuação está condicionada ao cumprimento rigoroso das normas e regulamentos aprovados pelo próprio “poder”. Em organizações onde predomina esta situação, são ouvidas frases como esta: “Você pode errar dentro das normas, mas não acerte fora delas.” Estas organizações, geralmente, apresentam fortes instrumentos de controle e pressão para garantir o perfeito cumprimento dessas normas.
 
A realidade centrada na tarefa começa a ocorrer quando surge  a necessidade de se garantir o alcance de determinados resultados que exigem  uma grande interação de diferentes especialistas lotados em diversas áreas. Formam-se os chamados “grupos de trabalho” ou “grupos tarefa”. É o momento que  surgem sérios questionamentos quanto às normas, muitas vezes elas atrapalham o bom andamento do trabalho e dificultam o alcance dos resultados desejados. Começa haver uma maior valorização e reconhecimento das competências profissionais. Em uma organização que vive o estágio da tarefa as pessoas começam a ter maiores oportunidades de realização profissional e se ouvem frases do tipo: “Você vale pelo que você produz”.
 
A organização centrada na “pessoa”, além de oferecer a possibilidade de realização profissional abre um leque de alternativas claras para a realização pessoal. Pessoas são consideradas, ouvidas e os relacionamentos  internos vivem uma realidade de compreensão e apoio mútuos, de busca constante de consenso. A distribuição dos trabalhos procura respeitar as preferências pessoais e as atividades menos estimuladoras são repartidas igualmente. É o triunfo do “indivíduo” dentro da realidade interna das organizações.
 
Estes “estágios” são também “construtivos”. De forma mais simplificada, podemos dizer que a realidade de uma entidade centrada na pessoa só poderá ser construída a partir do instante em que ela  atingir um determinado grau de maturidade e houver criado, internamente, um clima de valorização da responsabilidade que só se obtém na realidade centrada na tarefa. Os estágios de poder e do papel tornam as pessoas “bitoladas”, desestimulam a criatividade e a intuição, e, as próprias ações de treinamento estão voltadas para que os indivíduos aprendam a obedecer e a seguir  normas e regras.
 
Referência Bibliográfica: Treinar S/C Ltda. Oscar Manuel de Castro Ferreira. S. Paulo.
 


Calendário

«Abril - 2024 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.