Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Filosofia Empresarial
por Marco Aurélio Barbosa D'Oliveira

Data: 12-11-2012

 


Quando se inicia algum tipo de negócio, seja em qual área, industrial, comercial, prestação de serviços,  dentre outras, de imediato o que vem a mente, é qual a estratégia de ação que se deve adotar, de modo a torná-lo competitivo e capaz de produzir resultados financeiros no menor tempo.

No entanto, uma ação que deve preceder a essa preocupação diz respeito à necessidade de se definir a real filosofia do negócio, e isso implica, na análise do mercado em que o mesmo está inserido, na própria filosofia de vida dos dirigentes, bem como, a missão organizacional,  as crenças e os valores.

A Filosofia Empresarial compreende a área de excelência de uma organização. Ela envolve a definição e reforço de um conjunto de valores, princípios e diretrizes organizacionais, bem como o estímulo do comportamento ético, visando orientar o processo de melhoria do desempenho (Toniolo & Busnello).

A definição da “filosofia empresarial” do negócio é condição básica para que se possa trabalhar na construção do seu planejamento estratégico, onde estarão claramente expressos, os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, as metas,  a visão de futuro e o “modus operandi” da organização para a  materialização de suas atividades.

Um outro aspecto relevante, refere-se ao estudo do comportamento dos clientes, vez que esses se constituem na razão de ser do negócio.

Em determinadas situações isso acaba por ocorrer de forma natural e espontânea, porém é necessário, nesses casos, que se proceda o seu registro, de forma a explicitar esses propósitos e propiciar o nivelamento conceitual no ambiente da organização.

Entretanto, naquelas instituições onde na concepção das mesmas, não fique plenamente evidenciada a filosofia empresarial, há que se estimular a promoção de ações com vistas à sua elaboração, momento em que, via de regra, a organização, recorre à ajuda externa, ou seja, as consultorias. 

Oportuno, no entanto considerar que mesmo com a ajuda externa, há que prevalecer os valores internos da organização, pois somente dessa forma a filosofia empresarial irá refletir o real sentimento da organização e terá condição de absorção e internalização das bases conceituais por parte de seus colaboradores.



Calendário

«Abril - 2024 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.