Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Empresas Sustentáveis
por Marco Aurélio Barbosa D'Oliveira

Data: 20-02-2012

 

 

     A sustentabilidade integra a agenda de todos os movimentos e de tudo o acontece na humanidade neste momento, é a palavra da nova ordem mundial.

     A busca pelo denominado desenvolvimento sustentável teve como ponto de partida a questão ambiental, a necessidade da preservação dos recursos naturais como instrumento para a melhoria da qualidade de vida.

     Com o passar do tempo, entretanto, a ideia do sustentável foi ganhando corpo e se tornado exigência para a efetividade em outros segmentos, uma vez que sustentabilidade está muito ligado ao conceito de qualidade, e, empreendimentos passaram a ser concebidos sob os princípios sustentáveis, surgiram as cidades sustentáveis, onde se coloca em primeiro plano atividades e ações voltadas para o bem estar social, para  um meio ambiente saudável e de uso universal e democrático e de todos.

       E as exigências do mercado levaram, também, para o campo institucional e empresarial a importância da sustentabilidade a fim de  se obter alta performance organizacional, de modo a que haja o  cumprimento da missão das instituições, bem como para que os objetivos e metas sejam alcançados, sob o princípio do “ganha ganha”, ou seja, haja a plenitude de satisfação, tanto por parte das empresas quanto por parte de seus clientes, parceiros fornecedores e todos aqueles com as quais elas se relacionam.

       Mas o que podemos chamar de empresa sustentável? O que credencia uma organização a obter tal status?

       Inúmeras são as motivações que ensejam a sustentabilidade empresarial, mas em síntese, podemos considerar como empresas sustentáveis aquelas que se estruturam e desenvolvem suas atividades com ética, respeito aos seus clientes e a comunidade onde se insere, com competência e clareza de objetivos, com responsabilidade social.

Empresas sustentáveis adotam políticas de atenção e respeito ao meio ambiente, buscam o constante aperfeiçoamento do clima organizacional, procuram desobstruir obstáculos que porventura interfiram nos seus processos de comunicação, tanto em âmbito interno, quanto externo.

Empresas sustentáveis capacitam, qualificam e valorizam seus colaboradores, racionalizam seus processos e otimizam seus recursos físicos, materiais, financeiros, mercadológicos e tecnológicos. Empresas sustentáveis procuram se inovar e se reinventar para não ficarem reféns de seu passado.

      Assim, em última análise, o grande desafio das organizações atualmente é a sustentabilidade, cuja ação indutora para tal  se traduz na construção e/ou revisão de seu planejamento estratégico, que deve ser formulado  tendo como diretriz básica a visão de futuro, assim como estar conectado com as autênticas necessidades de seus clientes, parceiros e mantenedores.



Calendário

«Abril - 2024 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.