Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Ter Sobre o Ser
por Marco Aurélio Barbosa D'Oliveira

Data: 17-01-2012


Estamos, cada vez mais, vivendo em um mundo onde o “ter” vale mais, muito mais, do que o “ser”, uma espécie do “vale o quanto pesa”, supervalorizando a “embalagem” em detrimento ao “conteúdo”.

A sociedade cobra o ter um diploma universitário, hoje mais ainda, um MBA ou mesmo um mestrado ou um doutorado, a sociedade também valoriza aquele que tem boa aparência, aquele que tem boa comunicação.

Ter é, portanto, muito mais importante do que ser, porque quem tem pode tudo. 

Ter uma boa conta bancária, ter uma bela casa, ter cartões de crédito, ter carros novos, ter roupas de marca, ter jóias reluzentes, ter equipamentos eletrônicos de última geração, ter “amigos” influentes, ter, ter muito é tudo que exige o nosso mundo consumista e materialista.

Ter uma empresa, ter um ótimo emprego, ter e ter mais, isto sim, para a sociedade significa sucesso e êxito.


E como fica então o SER? Ser honesto, ser respeitoso, ser ético, ser amigo de maneira despretensiosa, ser solidário, ser pai, ser mãe, ser filho, ser companheiro de todas as horas.

O que é pior é o fato de que há uma tendência natural em todos nós, seres humanos, em considerar normal tudo isto, claro, não é proibido à busca pela conquista de bens materiais, a busca do conhecimento, mas é preciso que isto se dê naturalmente, sem que sejam usados expedientes espúrios, desonestos e que, de uma forma ou de outra, possam vir a causar prejuízos a terceiros.

Assim sendo, se quisermos construir uma nova sociedade, onde os valores humanos possam efetivamente ser considerados, é preciso que se trabalhe no rompimento do paradigma que estabelece que o Ter vale mais que o Ser. Constituem-se em instrumentos importantes, a família, as organizações sociais, os governos e as instituições religiosas, mas deve-se lembrar que tudo começa na família, a célula principal de formação do ser humano.

Um convite a todos, vamos SER, mais do que TER,  porque este, na verdade deve ser apenas meio para que possamos exercer com dignidade a cidadania, vivendo como irmãos, como seres integrados e dispostos a trabalhar na construção de um mundo melhor para todos.



Calendário

«Abril - 2024 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.