Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


O Brasil na Boca do Mundo
por Paulo Machado

Data: 17-08-2012

 

 

Que o Brasil está em alta aqui e lá fora ninguém duvida. Com uma Copa do Mundo virando a esquina e uma Olimpíada sendo organizada, o país mostra a sua cara e potencial para um mundo que se revela fascinado e sedento por tudo que se Tupiniquim. Seguindo esse espírito aflorado de brasilidade os chefs Paulo machado (Mato Grosso do Sul) e Thiago Bettin (Vale do Paraíba – SP) vão à Tailândia mostrar que o Brasil não vive só de futebol, samba e alegria.

 

De 20 a 25 de Agosto de 2012, no Centara Grand Hotel do complexo Central World, em Bangkok, os dois chefs apresentam um cardápio recheado de receitas de todos os cantos do brasil. Nenhum detalhe foi deixado de lado e o cardápio inclui desde bebidas até entradas, pratos principais e sobremesas; tudo selecionado cuidadosamente para mostrar a variedade e diversidade gastronômica do país. O público que conferir o evento vai poder saborear cachaças e caipirinhas, suco de frutas (cajá, cupuaçu, graviola e mangaba) e a especialidade tradicional dos Pampas, o Chimarrão, assim como o Tereré, a versão refrescante do Centro-Oeste, com direito a guampa e bomba para compartilhar em pequenos grupos.

 

À mesa serão servidas as tradicionalíssimas Feijoada, Churrasco Pantaneiro, Bobó de Camarão e Arroz-carreteiro. Estarão presentes também outros deliciosos pratos do cardápio Brasileiro como o Pato no Tucupi, Chibé (sopa fria da região Amazônica temperada com ervas local) e o Bolinho Caipira (do Vale do Paraíba). A seleção de sobremesas segue a mistura de tradição e inovação ao apresentar Bolo de Rolo e Doce de Leite ao lado de Pudim de Tapioca com calda de coco queimado e Mousse de Graviola com gel de cajá. Completando a experiência gastronômica está um dos símbolos máximos do país, o cafezinho, acompanhado de Broa Caxambú.

 

Essa não é a primeira vez que Machado e Bettin divulgam a cultura culinária Brasileira pelo mundo afora. A viagem faz parte do programa de divulgação de cultura Brasileira iniciado em 2010 pelo Itamaraty por meio de seu Departamento de Cultura. Machado planejou e executou, em conjunto com os chefs Mara Salles e Eduardo Duó, missão gastronômica semelhante na Etiópia, e em sua visita ao Quênia foi acompanhado por Bettin. Os dois chefs dividem a elaboração do cardápio, cada qual em sua especialidade; Machado nos pratos quentes e Bettin nas sobremesas.

 

A trajetória de Paulo Machado pela gastronomia Brasileira começou em 2006, quando retornou da França com o diploma do Institut Paul Bocuse. De volta ao país ele pesquisou as raízes gastronômicas e sabores de sua região natal com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Sua experiência por restaurantes três estrelas e seu foco para a pesquisa gastronômica local garante técnica associada ao paladar e uma constante busca por novos sabores. Além da cozinha ele também usa seus conhecimentos na sala de aula como consultor e proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado.

 

Thiago Bettin também não é nenhum estranho à sala de aula e aos fogões. Formado em 2001, pela Universidade Anhembi Morumbi, Bettin passou os próximos 3 anos em cozinhas Norte-Americanas antes de voltar para o Brasil. Lecionou em universidades e teve seu último cargo acadêmico no Senac de Campo do Jordão, São Paulo. Em 2011 seu interesse pela confeitaria e panificação o levou ao San Francisco Baking Institute, dirigido por Michael Suas. Durante o período Bettin trabalhou com Craig Ponsford, ganhador da medalha de ouro da Coupe Du Monde de la Boulangerie em 1996 em Paris. Atualmente Thaigo Bettin é consultor gastronômico na área de confeitaria e panificação.

 

 

Para maiores informações, entre em contato com:

Paulo Machado – instituto@ipaulomachado.com.br – (11) 9116-2351

Thaigo Bettin – thimabettini@hotmail.com – (12) 7818-0032

Texto por Andreas Rauh – andreas@rauh.net



Calendário

«Abril - 2024 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.