Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Que tipo de adolescente seu filho será? (acredite você tem grande influência nessa escolha)
por Cinthia Moralles

Data: 14-12-2011

 



Tenho conversado com muitas mães de adolescentes que reclamam da rebeldia e falta de limites dos filhos nessa fase. Como meus filhos são pequenos e esse é um campo que ainda não adentrei, infelizmente não sei nem o que dizer para ajudá-las a reverter a situação. No entanto, uma coisa não tenho dúvidas: os pequenos tiranos de hoje serão os adolescentes problemáticos de amanhã.

É na infância que a personalidade do ser humano começa a ser moldada, daí a importância de começarmos a impor limites e respeito desde muito cedo. Já vi muitos casos da criança desrespeitar e até xingar os pais e os mesmo rirem, achando graça de uma situação, que de engraçada não tem nada.

Se o seu filho de 2 anos não te respeita, com 18 que ele não vai respeitar mesmo. Impor limites também é uma forma de amor. As crianças pedem por limites, quando cometem um comportamento negativo por repetidas vezes e não recebem nenhuma punição, a sensação que elas sentem é de abandono, e a tendência é continuarem repetindo como uma forma de dizer: Ei, estou aqui, olhe para mim.  

Apenas os pais que realmente se importam dão broncas e dizem não. Para muitos é mais fácil ignorar ou simplesmente fazer todas as vontades. Não estou dizendo que seja fácil, pelo contrário, na maioria das vezes dizer "sim" e acabar logo com o conflito é bem menos desgastante do que insistir no não. Porém, uma criança que quase nunca ouviu "não" na infância tem grandes chances de ser um adolescente e até um adulto com grandes dificuldades de lidar com frustrações, afinal existem muitos "nãos" que ele poderá ouvir da vida, os quais não estarão ao alcance dos pais impedir.E agora vou afrouxar as rédeas um pouquinho para falar de outro lado da moeda, porém igualmente primordial na formação do caráter dos filhos: o amor. 

Demonstrar afeto é tão importante quanto impor limites. Crianças que são acariciadas, elogiadas e sentem-se verdadeiramente amadas pelos pais, serão adolescentes e adultos muito  mais seguros e bem-resolvidos, inclusive, existem várias pesquisas feitas por psicólogos comprovando essa teoria.

Portanto pais, muita atenção nos valores que vocês estão passando para os seus filhos na infância, afinal, eles refletirão diretamente na personalidade deles no futuro.

Educar um filho corretamente, na minha opinião, é o maior desafio que somos sujeitos enquanto pais. No entanto, aqueles que estão conseguindo encontrar uma forma de dosar rigidez e doçura na educação dos seus filhos, podem seguir em frente com o coração tranqüilo, pois sem dúvida estão no caminho certo.



Calendário

«Abril - 2024 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.