Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Dúvidas mais comuns sobre Modulação Hormonal Bioidêntica
por Emmanuel Pereira das Neves Neto

Data: 14-11-2011


O que é o tratamento de Modulação Hormonal Bioidêntica (MHB) ?


É um tratamento de equilíbrio do corpo. A palavra chave é o "equilíbrio", onde oferta-se ao organismo aquilo que ele parou de produzir (ou reduziu, na maioria das pessoas) pelo processo natural (mas não normal) de envelhecimento e pretende-se também abaixar aqueles hormônios que porventura estiverem elevados. 

 



É um tratamento de prevenção ?

Sim, claro. Pois os hormônios bio-idênticos, ou seja, moléculas exatamente idênticas a do nosso próprio organismo, são ofertados em baixa dosagem de forma individualizada. Dessa forma, causam efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e promovendo o equilíbrio hormonal do organismo. Esses três mecanismos são as três principais "chaves" para a prevenção de doenças bem documentadas através de estudos científicos.

Qual a diferença do valor laboratorial "normal" do valor "ótimo"?

É simples. Quando temos dosado no sangue um exame que está dentro de uma faixa mais estreita de referência chamda "faixa ótima", isto é, onde estão 99% das pessoas que não adoecem, nosso organismo está sofrendo menos dano degerativo.Já o valor de laboratório "normal" geralmente envolve uma faixa de referência muito ampla, onde aí se incluem as pessoas com os níveis ótimos mas também estão as pessoas que estão caminhando para ficar doentes. A pessoa que está com determinado exame fora da faixa ótima mas dentro da faixa normal está caminhando para entrar na faixa da doença. De contrário, a faixa ótima é a faixa da prevenção e da qualidade de vida.

A MHB é um tratamento alternativo ?

Não, de forma alguma. A modulação hormonal é um dos pilares da Medicina Funcional e Integrativa (ou Anti-aging), que já é reconhecida como especialidade médica em inúmeros países do mundo como Estados Unidos, onde nasceu, nos países mais desenvolvidos da Europa e Ásia, num total de aproximadamente 70 países. No Brasil, esta prática já foi acatada em audiência pública no CFM e está em processo de análise para se transformar em área de atuação médica ou especialidade médica, como em países desenvolvidos.

No entanto, como envolve uma mudança de paradigma, ou seja, começar a tratar antes de o indivíduo adoecer, isso ainda gera polêmicas e resistência por parte de profissionais que ainda não se aprofundaram no assunto.Todos os médicos, inclusive especialistas em hormônios que eu conheço que foram fazer cursos de aprofundamento em MHB, todos, sem exceção, fazem o tratamento em si mesmo e aplicam em seus pacientes pois viram que ele não acarreta riscos, mas sim, pelo contrário, prevenção da maioria dos agravos à saúde.

 




Por que nunca ouvi falar em tratamento com hormônios bioidênticos?

Porque eles não podem ser patenteados (por estarem presentes na natureza, ou seja, no nosso corpo) e, por isso, talvez, não despertem tanto interesse da indústria farmacêutica, que prefere continuar tratando doenças crônicas ao invés de focar em prevenção. Talvez também porque tratar doentes seja mais lucrativo do que tratar pessoas aparentemente saudáveis prestes a adoecer, mas que ainda não se deram conta de que estão caminhando para tal.

O termo "hormônio bioidêntico" é usado como marketing ?

Em parte sim, pois os endocrinologistas, mesmo aqueles que não praticam MHB, já usam vários hormônios bioidênticos há décadas, sejam eles da indústria farmacêutica (como o hormônio tireoideano e o GH, por exemplo) ou manipulados. O que ocorre é que quando opta-se por manipular os bioidênticos em locais certificados e com garantia de qualidade a flexibilização de doses e posologias é maior e favorece a individualização do tratamento.

As reações frente ao tratamento da MHB são diferentes para homens e mulheres?

Sim. Geralmente os homens respondem mais rápido à MBH. Os hormônios femininos são mais complexos na sua modulação. Devido a este fato, na MBH em casais, é necessário buscar um equilíbrio para que os resultados sejam atingidos de maneira mais harmoniosa.  

A MHB ajuda na perda de peso? 

Depende, se esta for uma das finalidades do tratamento. A perda de peso pode ser atingida com a correção dos hormônios da tireóide, e/ou a correção dos hormônios femininos e masculinos, além do auxílio da dieta em zona de equilíbrio hormonal. 

Mas os exercícios e dieta não são suficientes para a perda de peso?

Dentro do conceito atual de tratamento de obesidade, considera-se o obeso um deficiente hormonal múltiplo e um indivíduo com alto nível de inflamação, além de possuir baixa taxa metabólica. Portanto, o equilíbrio e reposição hormonal individualizada ajudam em muito a elevar a taxa de metabolismo, combater a inflamação e no ganho de massa muscular, sendo sabidamente um poderoso adjuvante no processo de emagrecimento e "reprogramação" do organismo visando a saúde.

Funciona na melhora da estética? 

A pele humana também se recente das variações hormonais. Com a correta modulação a pele pode adquirir uma aparência mais saudável, além de certamente estimular a produção de colágeno e elastina, comprovados em estudos de biópsia de pele

Para o stress do dia a dia, cansaço e outras complicações da vida moderna, esse tipo de tratamento contribui? 

É um erro comum acreditar que os hormônios produzidos pelo corpo humano tenham somente uma finalidade específica, sabemos que eles possuem uma grande influência em todos os processos metabólicos do nosso organismo, consequentemente, com os níveis hormonais normais há um melhor aproveitamento tanto dos produtos que ingerimos na nossa alimentação, bem como a melhora das reações orgânicas metabólicas. 

Tem efeitos colaterais? Tira o sono? Há tratamento para quem tem insônia?

Não encontramos até o momento efeitos colaterais neste sentido. Não há perda do sono, muito pelo contrário a modulação de certos hormônios, tal como da melatonina (hormônio de ação no controle do sono) melhora a insônia promovendo um sono fisiológico. 

A MHB pode ser usada por pessoas cardíacas? E para quem tem problemas vasculares?

Não só é recomendado como muito benéfico, pois sabemos que os hormônios sexuais femininos e masculinos, por exemplo, são protetores do sistema cardiocirculatório, além da ênfase do tratamento de longevidade no combate à inflamação e radicias livres, processos que levam a aterogênese (entupimento das artérias).

Pessoas com problemas de colesterol alto podem realizar o tratamento?

Com frequência a modulação de hormônios da tireóide, suplementos como ômega-3, progesterona e testosterona colaboram, em muito, com a correção dos níveis de colesterol e triglicérides. Sabe-se que vários hormônios inibem a oxidação do LDL (colesterol ruim) e aumentam os níves de HDL ("bom"), além dos efeitos naturais antioxidantes e anti-inflamatórios.

A MHB ajuda a tratar infecção via bacterias e/ou virus? 

Sim, quando temos uma alteração do cortisol e DHEA, por exemplo, (hormônios produzido pelas glândulas supra renais), ficamos mais suscetíveis a processos infecciosos. 

A MHB não pode causar mais desequilíbrio no corpo ?

Não, de forma alguma, pois o lema principal do tratamento é a baixa dosagem e a alta frequência (diária), "imitando" exatamente o organismo de uma pessoa jovem e saudável, que tem mais energia, astral, sono, libido, força e adoeçe menos do que o idoso.

Mas o tratamento não pode inibir a produção de hormônios do nosso organismo ?

Não, pois pelo fato de os hormônios serem bio-idênticos, isto é, moléculas exatamente idênticas àquelas produzidas naturalmente pelo organismo, há uma convivência totalmente pacífica com nossos hormônios naturais pois o próprio organismo não consegue diferenciar os hormônios que ele está produzindo dos ofertados pelo tratamento. Ocorre uma "reprogramação" do corpo no sentido da otimização, com conquente melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças degenerativas.

Esse tratamento lida apenas com reposição de hormônios?

De forma alguma, os hormônios são apenas um dos pilares do tratamento. Os outros são, sem dúvida, uma alimentação que ajude a balancear os hormônios, controle do estresse e um modelo mental positivo, além dos exercícios e o combate a inflamação subclínica e estresse oxidativo (produção de radicais livres).

Quantas quedas hormonais podemos ter ?

Existem aproximadamente 12 quedas de sistemas hormonais diferentes que podem acontecer em maior ou menor intensidade em cada pessoa. Para se ter uma idéia, a menopausa é apenas UMA dessas 12 quedas possíveis. Os efeitos de cada hormônio sobre o organismo humano são múltiplos e a reposição de apenas alguns deles ajudam outros em queda a atingir níveis ótimos.

O que é inflamação subclínica?

É uma inflamação (imagine a vermelhidão ao redor de um corte na pele cicatrizada poucos dias após a lesão), só que na circulação, no sangue, nos órgãos. Níveis levemente aumentados (podem ser dosados por exame de sangue) estão relacionados a maior incidência de cânceres vários, além de doenças degenerativas (artroses, artrites, Alzheimer, diabetes, hipertensão, entre outras).

O que são radicais livres ?

São substâncias tóxicas produzidas pelo organismo ou advindas do meio ambiente capazes de desequilibrar a produção de hormônios, causar inflamação, adoecimento por infecções e envelhecimento precoce. Esta teoria está bem documentada como uma das principais causas do adoecimento.

Quanto tempo dura este tratamento?

É um tratamento de prevenção, isto é, um programa de gerenciamento da saúde completo. Portanto seus resultados podem ser obtidos no médio prazo (2 a 6 meses) e não se costuma suspendê-lo antes de 1 ano. Após esse período, o paciente sofre uma reavaliação clínico-laboratorial e avalia a necessidade de continuar ou não o tratamento com uso de menos suplementos.

Não há o risco do meu corpo ficar "acostumado" ou "viciado" neste tratamento ?

Não. Porque não há inibição das reações químicas e produções hormonais naturais do nosso organismo durante o tratamento. Portanto, ao final do tratamento, o organismo certamente estará mais fortalecido e regenerado em relação ao início. Nos casos de pessoas que iniciam o tratamento mais velhas, o organismo simplesmente pode, após a suspensão do tratamento, voltar a produzir a mesma quantidade de hormônios ou melhores quantidades do que antes.

Mas os hormônios bioidênticos não podem causar câncer?

A modulação Hormonal com Hormônios Bioidênticos consiste em um extraordinário avanço terapêutico, e permite obter resultados clínicos seguros e incomparáveis. A terapia de reposição hormonal clássica e tradicional utiliza os chamados Hormônios Sintéticos. Estas substâncias possuem uma estrutura molecular tridimensional DIFERENTE dos hormônios humanos. Da mesma forma que a cópia mal acabada de uma chave, os Hormônios Sintéticos não ocupam os receptores de hormônios das células (fechadura) com a mesma perfeição que o Hormônio Original, provocando o que chamamos de “resposta terapêutica farmacológica”. Ou seja, as células recebem uma mensagem diferente daquela produzida pelo hormônio humano, e, ao longo do tempo, por acúmulo de mensagens erradas, e em pessoas que já sejam geneticamente susceptíveis, pode haver um aumento de incidência de certos tipos de câncer. Este fato agravado pela confusão de conceitos, informações truncadas e meias verdades induzidas pela mídia, fez com que milhares de pessoas com deficiência hormonal instalada, abandonassem e continuem abandonando em massa a terapia de reposição hormonal, que, para muitos, virou sinônimo de câncer e de doenças.Os hormônios Bioidênticos são substâncias que tem a estrutura molecular tridimensional exatamente igual à dos Hormônios Humanos, obtidos através da engenharia genética recombinante.Por esta razão, ocupam os receptores de Hormônios das células com a mesma exatidão do Hormônio Humano e, ao serem repostos e absorvidos pelo organismo, são prontamente reconhecidos pelas células como provocando o que chamamos de “resposta terapêutica fisiológica”, não só isenta de riscos de câncer, como, na verdade, capaz de reduzir de forma substancial os riscos de alguns tipos de câncer como o colorretal, do útero e o da mama, dentre outros.

Com que idade deve-se começar o tratamento ?  

Não há uma idade mínima para uma avaliação criteriosa dos níveis hormonais de uma pessoa, no entanto, a maioria das pessoas inicia o envelhecimento ao redor de 25 a 30 anos de idade. A partir dos 30 anos, certamente inúmeras "pausas" ou quedas hormonais já se iniciaram, demonstrada através dos estudos populacionais. E quanto maior o nível  de estresse ou personalidade agitada e ansiosa, mais precoces as quedas acontecem, comprometendo bastante a qualidade de vida e antecipando os processos de adoecimento, pois saúde não é só ausência de doenças.

E quais os benefícios e objetivos da MHB ?

Como dito antes, o foco é na prevenção, mas com a reprogramação do corpo, os pacientes referem ganhos em:



Calendário

«Maio - 2024 »
DSTQQSS
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.