Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Dieta em Zona de Equilíbrio Hormonal
por Emmanuel Pereira das Neves Neto

Data: 26-10-2011


Alimentos são as mais poderosas drogas que existem.

Mais poderosas do que qualquer medicamento controlado ou qualquer substância de uso restrito a hospitais.

Ingeridos várias vezes ao dia ao longo de toda a nossa vida, a maioria das pessoas não tem a mais simples ideia ou consciência do que eles podem, efetivamente, representar para o nosso corpo.

De forma inicial, a cada vez que nos alimentamos, os alimentos nos fornecem, através dos seus principais componentes, que são os carboidratos, as proteínas e as gorduras, as fontes primárias de energia que nossas células utilizam para o seu trabalho diário, para a renovação, o reparo e a síntese de proteínas.

A questão é que a compreensão da fisiologia alimentar vai muito além destes conceitos.

Através da ingestão de alimentos, nós podemos provocar, involuntariamente, poderosíssimas respostas hormonais, que podem afetar diretamente os processos biológicos do envelhecimento, acelerando-o ou retardando-o.

O conhecimento de que os alimentos podem interferir diretamente no envelhecimento humano, surgiu das pesquisas do Professor Barry Sears, renomado cientista americano, pesquisador do MIT, e que dedicou mais de duas décadas da sua vida ao estudo da fisiologia dos alimentos.

Suas pesquisas demonstraram que os alimentos interferem diretamente no armazenamento ou na utilização de gordura, através do controle direto na produção dos hormônios Insulina e Glucagon. Essas substâncias atuam no nosso corpo como hormônios respectivamente armazenador e mobilizador de gordura e energia.

O Professor Sears fez uma descoberta incrível.

Um dos segredos mais importantes na composição de gordura do corpo humano, ou seja, na nossa propensão a sermos gordos ou magros, não está apenas na genética ou no sedentarismo.
                                                                                                                                                                            Esta principalmente, na forma e proporções com que combinamos os alimentos.

A dieta comumente aceita e recomendada pela medicina tradicional consiste em procurarmos obter a energia que precisamos a cada dia a partir da ingestão de 70% de carboidratos, 15% de proteínas e 15% de gorduras.

Ocorre que, ao ingerirmos qualquer porção de alimentos no padrão 70/15/15, o organismo humano produz como resposta imediata excesso de Insulina e insuficiência de Glucagon.

A consequência é que todas as pessoas que se alimentam com estas proporções e desta forma, irão, inevitavelmente, desenvolver um processo crônico e ininterrupto de armazenamento de energia na forma de gordura, que denominamos de lipogênese. Daí, pela falta de compreensão da fisiologia, quase todas as pessoas que se submetem a regimes e dietas restritivas, acabarão por sucumbir às desordens hormonais internas e voltarão a engordar.

Deste modo, quebra-se com este novo conhecimento o importante paradigma de que dietas, restrições, proibições ou contagem de calorias resolvam os problemas de sobrepeso e obesidade.

Na realidade, o controle do armazenamento ou utilização de gordura no corpo humano e, por conseguinte, do nosso peso, reside no conhecimento e aplicação clínica da fisiologia hormonal.

As pesquisas do Professor Sears revelaram que somente quando reduzimos, em todas as refeições, a ingestão de carboidratos de 70 para 40% e duplicamos a ingestão de proteínas de 15 para 30% e de gorduras de 15 para 30%, ou seja, somente com o padrão diário de ingestão mudando de 70/15/15 e passando para 40/30/30, é que o corpo humano consegue baixar os níveis de Insulina e elevar os níveis de Glucagon, o hormônio responsável pela mobilização e queima de gordura.

Este novo conceito chama-se Dieta Metabólica ou Dieta em Zona de Equilíbrio Hormonal.

"ZONA” não é nenhum lugar místico ou imaginário. É um estado real e fisiológico, que pode ser cientificamente medido e quantificado. Entrando “EM ZONA”, seus hormônios serão conseqüentemente balanceados, fazendo com que o seu organismo passe a funcionar em nível máximo de equilíbrio metabólico, queimando continuamente os estoques de gordura, ou invés de armazená-la.

Objetivos da Dieta em Zona de Equilíbrio Hormonal:



Calendário

«Maio - 2024 »
DSTQQSS
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.