Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/ga-admin/includes/conexao.php on line 18
Colunistas | Campo Grande Net

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 123
Banner-CGNet-Servsal

Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/3/0e/5d/campogrande1/public_html/old/template/head.inc.php on line 139
AACC_ARRAIÁ-AACC_BANNER_510-x-95

Colunas


Hormônios bioidenticos e a era da prevenção na Medicina
por Emmanuel Pereira das Neves Neto

Data: 09-09-2011

Um dos debates mais palpitantes deste século gira em torno da prevenção de doenças e como envelhecer de forma saudável. Quando penso em prevenção na Medicina, uma pergunta me vem logo à cabeça: Será que podemos atuar com intervenções medicas antes de começarem a aparecer sinais e sintomas de doenças? Ou será que precisamos esperar aparecer as doenças? Será que exercício e alimentação saudável são suficientes para prevenção de doenças?

É claro que alimentação saudável e exercício físico regular e moderado são importantíssimos na equação de uma vida saudável, mas definitivamente, não são suficientes. Através do envelhecimento, que se inicia ao redor dos 25 ou 30 anos, alguns aparatos fisiológicos de prevenção de doenças começam a falhar e o "gatilho" para o aparecimento de doenças é disparado. Envelhecer é igual a adoecer? Envelhecer é igual a engordar? Sim e não, dependendo da forma como isso tudo é gerenciado. Quando falo em envelhecer e as primeiras dores começam a aparecer, logo me vem à cabeça a imagem de um amigo dando um tapinha nas suas costas e dizendo "fique tranquilo, isso e da idade.”.


Mas não precisamos mais nos conformar com essa situação. Já existe tecnologia suficiente pra prevenir essa e muitas outras situações.


Fazendo uma analogia com a manutenção dos carros na ultima década, fortaleceu-se o conceito de manutenção preventiva e programada para uma vida útil maior do carro e para evitar quebras indesejadas. Pois bem, e por que não levar o nosso corpo para uma manutenção preventiva? Isso se tornou possível depois de identificados e compreendido praticamente todos os mecanismos pelos quais adoecemos e envelhecemos. São eles: presença de inflamação subclínica, atuação de substancias toxicas como radicais livres e deficiências hormonais.

Não e através da dosagem do colesterol, triglicérides e da glicose simplesmente que vamos prevenir doenças! Através dessas taxas tradicionais não conseguimos ter ideia nem de 20% do risco de doenças de uma pessoa. Uma informação surpreendente para a maioria das pessoas e que quase 70% das pessoas que enfartam tem colesterol NORMAL. A dosagem do perfil hormonal completo (cerca de 15 hormônios diferentes) deveria figurar como prioridade, pois eles refletem muito mais adequadamente a saúde de um indivíduo do que as dosagens tradicionais não hormonais.

Qual e a missão primordial da espécie humana, explicitada inclusive na Bíblia? Reproduzir, ter filhos. Na Grécia Antiga, a idade media não ultrapassava 29 anos. Alcançamos a faixa dos 50 anos de expectativa de vida no início do século passado. Disso, advém duas outras duas informações, uma conclusiva e outra informativa. A conclusão: estamos vivendo mais. A informação: os índices de doenças crônicas associadas ao envelhecimento estão explodindo (câncer, diabetes, Alzheimer, infarto, derrame). Essas doenças são dificilmente vistas em jovens. Estamos vivendo mais, porem, com menos qualidade de vida. E isso tudo, apesar dos esforços da imprensa em incentivar a pratica de exercícios físicos e alimentação saudável. Portanto, falta algo mais.. O que todos queremos e viver mais sim, porem com mais qualidade de vida também. Esse conceito de qualidade de vida hoje não e só a ausência de doenças, mas envolve também o bem-estar psico-social.

Por que será que a medida que envelhecemos a barriguinha começa a crescer, a energia começa a diminuir (ou cansamos mais fácil), a libido cai, a flacidez de pele aparece e em muitas pessoas os transtornos de humor, como depressão, ansiedade e irritabilidade tornam-se evidentes? Pessoas antes animadas, felizes e com boa energia na juventude tornam-se pessoas amargas, sem prazer, irritadiças e com falta de energia física. Será que e tudo culpa das contas, das preocupações, das responsabilidades? Claro que não!

Pessoas normais começam a ter INÚMERAS quedas hormonais a partir dos 25 ou 30 anos. Não temos só os hormônios femininos e masculinos. Temos no mínimo 8 sistemas hormonais diferentes que regulam nosso animo, astral, energia, sono, libido, facilidade em queimar gordura, ganho de massa muscular, memoria e ate o desejo por doces.

Para que efetivamente tenhamos qualidade de vida hormônios e substancias cerebrais da felicidade devem estar dentro do nível ÓTIMO e não dentro de um elástico nível chamado NORMAL. Qual seria o nível hormonal em que dificilmente ficamos doentes? Fácil resposta: o nível de um jovem de 20 anos, que e quando estamos no auge físico e intelectual (não falo de amadurecimento e experiência). Mas será que não seria errado elevar o nível hormonal de uma pessoa de 50 anos para o nível hormonal de 20 anos? Não seria natural envelhecer? Sim, envelhecer pode ser considerado NATURAL, pois e da natureza. Para a Natureza, que objetiva a reprodução, o processo natural posterior envolve degeneração e morte. Só que esta havendo um intervalo crescente entre a degeneração e a morte do individuo. E no meio desse processo degenerativo estão as doenças crônicas, mal do mundo moderno. Envelhecer e, portanto NATURAL (porque e da natureza), mas, para o nosso corpo, pra quem esta vivendo mais, não e NORMAL. E podemos evitar o envelhecimento? Não, mas podemos frear drasticamente esse processo e podemos oferecer qualidade de vida hoje pra quem deseja viver mais. E através do conhecimento dos mecanismos pelos quais as pessoas adoecem, e possível prevenir a imensa maioria das doenças.

E não existem riscos de efeitos colaterais? Hormônio não da câncer? Hormônio não engorda? Depende e claro de que tipo de hormônio e dosagem estamos falando. Hormônios sintéticos não-bioidenticos, patenteados pela indústria, podem ser uma ameaça à saúde sim, pois não interagem perfeitamente com nossas células, o encaixe com estas não e perfeito. Isso acarreta estimulo maior e mais prolongado do estimulo fisiológico, que são aqueles causados por hormônios naturais do corpo.

Quando usamos substancias idênticas àqueles hormônios produzidos pelo corpo há uma perfeita complementação e o estimulo e perfeito, complementar a ação do corpo. Nessas condições, o corpo não consegue identificar o hormônio que ele mesmo esta produzindo do hormônio bio-idêntico que esta sendo suplementado.

Nos EUA, hormônios bio-idênticos são vendidos como suplementos, sem receita medica e a Medicina que trata da reposição desses hormônios lá já e considerada especialidade medica há muitos anos. Isso porque já ficaram comprovados seus benefícios e a ausência de riscos a saúde. Pelo contrario, inúmeras doenças podem ser efetivamente prevenidas através da suplementação fisiológicas dos hormônios, vitaminas, antioxidantes e óleos essenciais a nossa saúde, através da aplicação de um programa personalizado de gerenciamento da saúde do individuo chamado Modulação Hormonal Bioidêntica. Já existem estudos mostrando que ate mesmo o câncer pode ser prevenido com o uso de hormônios bio-idênticos em baixas dosagens. Por quê? Porque todos os dias produzimos células cancerosas. E todos os dias as eliminamos através do sistema imunológico. Mas, para tal sistema não falhar, e preciso que as células que os compõe estejam saudáveis, alertas. E os mensageiros da regeneração das células e da manutenção das células saudáveis são sinais hormonais. Quando em deficiência, o que acontece no envelhecimento, essa queda hormonal e a porta aberta para que ocorra uma falha nesse sistema de eliminação de células imperfeitas. Isso explica porque os jovens tem infinita menor incidência de canceres.

Compreendo que existem hoje 5 pilares para a prevenção de doenças: alimentação, exercícios, equilíbrio hormonal, controle de radicais livres e inflamação do corpo, além de um modelo mental positivo. Este ultimo pode ser alcançado através de varias formas: espiritualidade e religião, terapia do autoconhecimento, controle do estresse e direcionamento para atividades prazerosas.

A correria do dia-a-dia, a chamada multitarefa, a sobrecarga de atividades não poderiam estar contribuindo para tais "pausas" hormonais, inclusive mais precocemente? Com certeza que sim, comprovadas através das medidas dos hormônios em jovens altamente estressados.

O líder espiritual Dalai Lama chama atenção para um fato interessante na frase abaixo

 “O que mais surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por não viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido.” 

Será que qualidade de vida e isso? Podemos nos armar de maior plenitude física e espiritual para encarar melhor essa briga? Será? Pergunte a um conhecido que faz modulação hormonal como ele se sente. Pergunte se a pressão dele aumentou ou se apareceu artrose, depressão ou câncer nesse individuo em uso de bio-idênticos. Esse tratamento já tomou publicações cientificas, ainda bastante contaminadas pela indústria da doença e não se pode mais dizer que e a Medicina do futuro. Pelas evidencias já apresentadas, e a Medicina do presente! E posso dizer que não exclui a Medicina tradicional, que lida mais com a doença do que com a prevenção, mas complementar sem duvida.



Calendário

«Maio - 2024 »
DSTQQSS
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

banner-Ópitica_do_Divino



O portal da Cidade de Campo Grande. Informações sobre os acontecimentos da Capital de Mato Grosso do Sul; cultura, lazer, gastronomia, vida noturna, turismo e comércio de Campo Grande.